Leonhard Euler

Leonhard Paul Euler ( /ˈɔɪlər/; pronúncia em alemão: [ˈɔʏlɐ] (escutar ), pronúncia local: [ˈɔɪlr̩] (escutar ); Basileia, 15 de abril de 1707   São Petersburgo, 18 de setembro de 1783) foi um matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Fez importantes descobertas em várias áreas da matemática como o cálculo e a teoria dos grafos. Também introduziu muitas das terminologias da matemática moderna e da notação matemática, particularmente na análise matemática, como também no conceito de função matemática. É também reconhecido por seus trabalhos na mecânica, dinâmica de fluidos, óptica, astronomia e teoria da música.

Leonhard Euler
Leonhard Euler, quadro a óleo por Johann Georg Brucker.
Conhecido(a) por Fórmula de Euler, Número de Euler, Característica de Euler, Identidade de Euler, Reta de Euler, Constante de Euler-Mascheroni, Produto de Euler, Diagrama de Euler, Ângulos de Euler, Soma de Euler, Conjetura de Euler, Equação de Euler, Equações de Euler (fluidos), 2002 Euler
Nascimento 15 de abril de 1707
Basileia, Suíça
Morte 18 de setembro de 1783 (76 anos)
São Petersburgo, Rússia
Nacionalidade Suíço
Alma mater Universidade de Basileia
Assinatura
Orientador(es) Johann Bernoulli
Orientado(s) Johann Euler, Nicolaus Fuss, Johann Friedrich Hennert, Semen Kotelnikov, Joseph Lagrange, Stepan Rumovsky
Campo(s) Matemática
Tese 1726: Dissertatio physica de sono
Notas Pai do também matemático Johann Euler.
Está listado em uma genealogia acadêmica como o equivalente a orientador de doutorado de Joseph Louis Lagrange.

Euler é considerado um dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII e também é considerado como um dos grandes matemáticos de todos os tempos, assim como Isaac Newton, Arquimedes e Carl Friedrich Gauss. Foi um dos mais prolíficos matemáticos, calcula-se que toda a sua obra reunida teria entre 60 e 80 volumes de quartos. Viveu a maior parte da vida em São Petersburgo, na Rússia, e em Berlim, que na época era capital da Prússia.

Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática: "Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós".

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.