René Descartes

René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.

René Descartes
Retrato de René Descartes, por Frans Hals
Nascimento 31 de março de 1596
La Haye en Touraine, Reino da França (atual Descartes, departamento de Indre-et-Loire)
Morte 11 de fevereiro de 1650 (53 anos)
Estocolmo, Império Sueco
Escola/tradição Cartesianismo, racionalismo, fundacionalismo
Principais interesses metafísica, epistemologia, matemática, ciência
Ideias notáveis
  • Cogito ergo sum
  • dúvida hiperbólica
  • dúvida metódica
  • moral provisória
  • dualismo corpo e alma
Assinatura

Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.