Bem-vindos à Wikipédia

A enciclopédia livre que todos podem editar.

1 007 779 artigos em português
5 949 usuários ativos

  • Ajuda
  • Índice
  • Perguntas
  • Políticas
  • Portais
Arte Biografias Ciência Filosofia Geografia História Matemática Sociedade Tecnologia
Artigo em destaque Eventos atuais

Santa Cruz do Sul é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Sul. A 155 km de Porto Alegre e a 142 km de Santa Maria, no centro do estado, possui uma população estimada em 129 427 habitantes, sendo o 15.º município mais populoso do Rio Grande do Sul. Com uma área de 733,4 km², localiza-se na região do Vale do Rio Pardo, fazendo fronteira com os municípios de Vera Cruz, Rio Pardo, Sinimbu, Venâncio Aires, e Passo do Sobrado. Com clima temperado, constitui uma região fisiográfica de transição entre o Planalto e a Depressão Central, contando com vegetação oriunda da Mata Atlântica e do Pampa, e predominância litográfica de rochas vulcânicas.

A antiga Colônia de Santa Cruz foi fundada em 6 de dezembro de 1847, e a cidade em 31 de março de 1877, emancipada de Rio Pardo. Um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul, fala-se lá tanto o português como o alemão, principalmente o dialeto Hunsrückisch. Sua economia está historicamente ligada ao tabaco, sendo considerada a capital mundial do fumo. Vivenciou forte expansão econômica, verticalização, e êxodo rural no século XX até o início do século XXI, e em 2016 seu PIB figurava em 8,05 bilhões de reais, o oitavo maior do estado, enquanto o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,733 em 2010, considerado alto.

Com uma população em grande parte católica e evangélica, é lar da Catedral São João Batista, a maior em estilo gótico da América do Sul, e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, maior templo evangélico do Rio Grande do Sul. (leia mais...)

Compartilhe:

Artigos destacados: 1139Artigos bons: 1356

Eventos a decorrer: Crise presidencial na Venezuela

Mortes recentes: Dr. JohnAgustina Bessa-LuísMichel Serres

Mais eventos atuais • Wikinotícias
Sabia que... 11 de junho na história

… o Corredor dos tornados da América do Sul (no mapa) é considerado a segunda área de maior probabilidade da ocorrência de tornados no mundo, atrás apenas do Corredor de Tornados norte-americano?

… antes de ter seu primeiro romance sobre Harry Potter publicado, J. K. Rowling teve seu livro recusado por doze editoras?

… o Parque de Ondas da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, Portugal, é considerado o primeiro parque de produção de energia elétrica através das ondas marítimas da história?

… a Tragédia do Estádio Nacional, ocorrida em 1964 em Lima, Peru, é considerada o pior desastre dentro de um estádio esportivo na história, em número de mortos?

… o neurocirurgião António Egas Moniz e o escritor José Saramago, ambos portugueses, além dos timorenses Carlos Filipe Ximenes Belo e José Ramos-Horta, foram os únicos quatro lusófonos a ganharem o Prémio Nobel?

… no final do ano de 2012, a Casa Branca recebeu uma curiosa petição com mais de 25 mil assinaturas solicitando a construção da Estrela da Morte?

tufo é uma dança moçambicana que se diz ter sido originada quando Maomé migrou para Medina?

… o navio-petroleiro Knock Nevis foi o maior navio do mundo e o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem até ao seu desmantelamento, em 2010?

Índice geral • Sugestões

Dia da Marinha do Brasil.

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 9 • 10 • 11 • 12 • 13 • Ver todos
Imagem do dia Sobre a Wikipédia


Porto fluvial da cidade de Stade durante o amanhecer, Baixa Saxônia, Alemanha.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

Compartilhe:
Índice geral • Imagens de qualidade no Commons

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Portal comunitário • O essencial
Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons
Repositório de mídia livre
Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage
O guia livre de viagem

Contato de imprensa - Ajuda - Estatísticas
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.